LIVIA BAUNGARTNER

Criando constância: como isso pode mudar a sua vida!

Pode ser que você já tenha se deparado inúmeras vezes com o seguinte cenário: você decidiu começar a praticar uma nova atividade ou começar a trabalhar por uma determinada meta que colocou para si mesmo, estava 100% motivado para iniciar essa caminhada e se dedicou a realizar isso nas primeiras semanas, mas com o passar dos dias essa motivação foi passando e, quando percebeu, já nem mesmo queria mais fazer o mínimo por esse projeto. Soa familiar?

É extremamente comum ter esse tipo de atitude, especialmente com aquelas famosas resoluções de ano novo, quando você estipula metas e faz promessas para si mesmo quanto à coisas que você deseja fazer ao longo do ano. Na maior parte das vezes, as pessoas focam nisso por alguns dias e logo ignoram esses objetivos. Isso se dá exatamente porque falta uma coisa: constância.

Se você está lendo esse post, é porque sabe que talvez esteja precisando criar constância para realmente atingir suas metas esse ano. Quero te dar os parabéns por isso! Esse é só o início da sua jornada e eu tenho certeza que colocando esses conselhos em prática você vai conseguir ter muito mais recursos para realizar seus sonhos.

Por quê?

O primeiro ponto a levar em consideração para que você crie constância é você compreender o motivo por trás dos seus objetivos. Você não vai criar constância se nem mesmo souber o porquê de estar buscando a realização de determinadas metas. Pense bem em cada um dos objetivos que colocou para si mesmo para serem alcançados ao longo desse ano e pense: por que você está buscando realizá-los? Por exemplo, se uma das suas metas é começar a academia e manter uma frequência de x dias por semana de exercício físico, por que você está buscando isso? Pode ser por estar buscando alguma mudança na sua saúde, uma mudança na sua aparência, entre outros fatores. A verdade é que quanto mais específico você for, melhor para a sua compreensão. Entenda qual é exatamente o resultado que você deseja ter e lembre-se disso sempre que pensar em desistir ou de deixar uma tarefa de lado.

Ir além da motivação

É necessário entender que só porque em um dia em especial você não acordou motivado para fazer tudo aquilo que se propôs da fazer para alcançar um objetivo não quer dizer que aquilo não faz mais sentido para você e que é hora de desistir. Há dias nos quais você vai desejar fazer QUALQUER coisa, menos o que está no seu planejamento, mas você precisa se lembrar dos seus motivos para fazer aquilo e entender que você precisa agir mesmo assim, mesmo sem nenhuma motivação ou foça de vontade (às vezes nós fazemos as coisas na força do ódio mesmo, acontece, contanto que você não esteja agindo assim todos os dias está tudo bem). Indo além da motivação, você vai começar a se acostumar a fazer o que está no seu planejamento mesmo com a preguiça te perseguindo, já que você entende que é necessário e que nem sempre vai estar inspirado.

Criando hábitos

Você precisa perceber e implementar na sua rotina hábitos que te permitem manter a constância que deseja. Às vezes criar uma série de hábitos para serem realizados antes de exercer uma determinada atividade pode ser o suficiente para te fazer levantar e ir realizá-la. Por exemplo, se você está se preparando para estudar por 1 hora diariamente, você pode criar alguns hábitos importantes antes de estudar, como organizar seu ambiente de estudos, encher sua garrafa d‘água, ligar seu computador, deixar apenas seus livros e matérias em cima da mesa, acender uma vela aromática, entre outras coisas. Pode parecer bobo, mas a verdade é que ter esse “ritual pré-estudos” ou antes de qualquer outra atividade que você precisa realizar pode ser muito importante para sinalizar e preparar sua mente para aquela tarefa. Quando você vai fazendo essas coisas todos os dias antes de fazer algo do seu planejamento, conforme o tempo for passando você vai perceber que elas ficaram naturais pra você e já nem parece tão pesado realizá-las, e é exatamente essa a importância de ter bons hábitos. Tente pensar em quais hábitos podem te ajudar a se manter firme dos seus objetivos e tarefas e comece a implementá-los na sua rotina, pois isso realmente faz diferença.

Rotina planejada

A constância só é possível a partir do planejamento, e isso é um fato. Se você não planejar sua rotina de forma realista e organizar seus dias de forma adequada, você não vai compreender como seu dia a dia funciona e, consequentemente, não vai conseguir ser constante com suas tarefas. Você precisa visualizar como a sua rotina funciona e reorganizá-la da melhor forma possível para encaixar suas atividades de forma realista, afinal como você vai fazer as suas atividades se nem sabe quais são essas atividades para cada dia? Para te ajudar, eu liberei um Template do Notion para planejar sua rotina todinha de forma GRATUITA! É só clicar aqui para conhecer!

Planejamento anual, mensal e semanal

É comum escutarmos as pessoas falando sobre planejar o seu ano, definir metas e esse tipo de coisa que geralmente é feito próximo da virada do ano. Mas a grande questão é: será que esse planejamento vem sendo feito do modo certo? Planejar o seu ano requer reflexão e autoconhecimento, já que você precisa compreender o que exatamente você deseja mudar na sua vida, sem aquelas resoluções vagas como “eu vou ficar saudável”, “eu vou mudar de vida” ou “eu vou viajar muito”. Você precisa entender bem o que significa fazer essas mudanças. Quanto mais específico você for, melhor para a sua organização! A partir disso, você pode traçar um plano de ação para alcançar essas metas, e é aí que entra a constância. Você precisa se planejar de forma adequada para continuar trabalhando pela realização dessas metas.

Quando falamos de um planejamento mensal, estamos nos referindo às tarefas que devem ser feitas naquele mês com constância para atingir seus objetivos até o final do ano. Às vezes são hábitos a serem criados ou objetivos a serem realizados de uma vez só. O que importa é você definir quais são essas coisas para cada mês, resultando em mais ou menos 5 “mini metas” a serem cumpridas naquele mês.

Para alcançar essas mini metas, você precisa entender o que será feito em casa dia, e é aí que vem o planejamento semanal. É justamente ter sua semana organizada que vai permitir que você realize as coisas que se propôs a fazer e se mantenha fazendo-as com constância. Recomendo que você tire um tempo todo domingo para sentar e observar seu planejamento mensal, pensando no que pode ser feito ao longo daquela semana para estar mais próximo de atingir as mini metas que colocou pro seu mês. A partir disso, você determina algumas prioridades para a sua semana e pensa no que deve ser feito em cada um dos dias da semana, desde as coisas que você PRECISA fazer e que já fazem parte do seu dia a dia até aquelas que você determinou como prioridades e que vão te ajudar a alcançar a realização das suas grandes metas.

Ter esse planejamento detalhado e efetivo é o que vai te ajudar a ser uma pessoa constante, afinal nós tendemos a cumprir com as promessas que fazemos a nós mesmos se elas estiverem escritas em algum lugar, pois isso demonstra mais dedicação e mais peso.

O caminho até se tornar uma pessoa constante e disciplinada pode não ser muito fácil, especialmente quando se é o tipo de pessoa que gosta de fazer várias coisas ao mesmo tempo e se aventurar em áreas diferentes. Ainda assim, é algo totalmente possível de ser alcançado colocando em prática as dicas dadas acima e com dedicação. Nós temos altos e baixos nesse processo, então não se culpe pelos dias nos quais você vai precisar descansar e simplesmente cuidar de si mesmo! Lembre-se de que está tudo bem, e ter momentos de autocuidado é essencial para se manter disciplinado.

Obrigada por ler até aqui! Eu espero que você tenha gostado!

Com carinho,

Liv.

Me siga no Instagram!

The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.